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Quais os Servicos de Pavimentacao em Curitiba Fiorese Terraplanagem

Quais os Serviços de Pavimentação em Curitiba | Fiorese Terraplanagem

Pavimentação em Curitiba e região em sua maioria é de asfalto, em alguns trechos de canaletas de ônibus o asfalto foi substituído por pavimento de concreto, por possuir uma durabilidade maior. Mas aí vem a pergunta que todo mudos se faz por que não fazer essa substituição em todas as ruas de Curitiba e região. Este tipo de pavimento tem suas vantagens, as quais serão descritas ao longo deste texto, mas em contrapartida tem um valor mais caro do que o pavimento de asfalto. Sem contar que para ser feito a substituição tem que ser feito um estudo de viabilidade, pois em trechos aonde o trafego de veículos não é intenso e nem pesado essa substituição fica inviável. Pavimento de concreto é utilizado aonde haja trafego de veículos pesados e intenções geralmente vê-se trechos com este pavimento em: canaletas de ônibus, parada de ônibus, trechos com declividade maior.

A empresa Fiorese Terraplenagem executa pavimentação em Curitiba e região metropolitana, trabalhamos com diversos tipos de pavimentação. Ao ser feito a pavimentação de uma via sempre é verificado qual pavimentação se adequa a cada local, já que existe uma variedade de pavimentação que tem função e fins específicos, mas todos os pavimentos são compostos de camadas de solo antes de receber o revestido adequado, as camadas são dividas: subleito, reforço do subleito, sub-base, base e revestimento.

Cada camada tem uma espessura específica, que pode variar de acordo com cada especificidade do pavimento, na qual depende de um estudo das seguintes características: intensidade e fluxo do tráfego de veículos no local (veículos de passeio, veículos de carga), características do local que irá receber o pavimento e como a qualidade do solo existente no local. Verificando que existe uma qualidade de solo ruim no local pode ser feita a retirada e substituição do mesmo na hora da execução da escavação para o nivelamento das camadas, os dados de espessura de camada e substituição vem especificadas em projeto.

Os pavimentos são classificados em função do tipo do tráfego diário: muito leve, leve, médio, pesado e muito pesado, essa definição origina-se do estudo feito in loco do tipo de trafego e fluxo de veículos no local, para saber qual o tipo de pavimento deve ser executado no local.

Camadas de Pavimento:

Subleito: é o terreno de fundação do pavimento. Há casos em que o subleito já existe e vem sendo trafegada, ou seja, um leito antigo de estrada de terra. Mas há caso aonde tem que ser feito a abertura de uma estrada no local, pois ali ainda não existe trafego. Mesmo já havendo um local escavado necessita ser feito a regularização da camada, para receber as demais camadas.

Reforço do subleito: é uma camada de espessura constante (depende da proporção do pavimento e o tipo e fluxo de tráfego do local) sobre o subleito regularizado, este reforço tem como intuito aperfeiçoar a capacidade de sustentação de carga do subleito.

Sub-base: Camada complementar à base. Utilizada quando não é recomendado executar a base diretamente sobre o leito regularizado ou sobre reforço do subleito. Pode ser utilizada para normalizar a dimensão da camada de base.

Base: É a camada designada a receber e distribuir os esforços provenientes do tipo e fluxo de tráfego, ou seja, sua rigidez faz com que haja uma redução na tensão que ocorre no revestimento e distribuir essa tensão para as demais camadas inferiores. A camada de base e responsável pelo suporte estrutural do revestimento.

Revestimento: é camada que recebe de modo direto a ação do tráfego, na qual tem como função melhorar as condições do rolamento, resistir aos esforços frequentes, tornando-o mais estável a superfície de trafego de veículos.

Tipos de revestimentos

O pavimento de blocos intertravados de concreto (Paver) é composto, geralmente, pelos seguintes elementos: subleito, sub-base, base, confinamentos (fazem o travamento do bloco, para que não haja deslocação dos blocos assentados), camada de assentamento, e camada de rolamento. Os confinamentos podem ser externos: sarjetas e meios-fios, e os internos: bocas-de-lobo, canaletas, jardins, etc. A espessura das camadas do subleito, sub-base e base irá depender de qual a tensão este revestimento vai receber (um local de trafego ou passeio). Para fazer o assentado do paver deve ser feito um colchão de areia sobre a área que irá receber o bloco de concreto.

A construção de calçadas e manutenção das áreas de passeio de imóveis particulares é da responsabilidade dos proprietários, conforme determina a Lei Municipal 11.596/05. Mas antes de iniciar a construção da calçada é preciso solicitar uma licença da Prefeitura de Curitiba para execução. Essa solicitação pode ser feita pela internet, pelo site www.curitiba.pr.gov.br.

Para construção de calçada em Curitiba e região metropolitana, tem de estar de acordo com os critérios estabelecidos pelo Decreto 1066/07. O paver possui benefícios que vão desde da manutenção, execução, é antiderrapante, atenua o efeito negativo da construção civil.

O pavimento asfáltico é mais rápido para ser executado do que o Paver e oferece conforto aos automóveis. É um pavimento classificado como silencioso. Dependendo do caso, já que cada pavimento tem a sua empregabilidade, pode ser mais barato, porque o paver dispõe de peças coloridas e de diferentes formas, as quais podem encarecer o piso.

Asfalto é um derivado do petróleo, bastante utilizado na área de construção civil como pavimento e impermeabilizante.

Ao observamos uma rua asfaltada, nem idealizamos que existem vários tipos de asfalto, no qual termo técnico, é CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado à Quente. Há inúmeras categorias de asfalto como: CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), ADP (Asfalto Diluído de Petróleo), Emulsão Asfáltica, entre outros.

O pavimento em asfalto garante uma melhor mobilidade nas áreas urbanas, isto porque deixa a superfície linear, corrigindo imperfeições. Superfícies diferenciadas exigem pavimentação diferenciada, em rodovias por onde transitam veículos de grande porte necessitam de um revestimento mais forte. Já em bairros residenciais, as ruas geralmente são asfaltadas com o tipo mais comum, pois se considera como trafego mais leve.

O pavimento de concreto é bastante utilizado em áreas de corredores de ônibus na zona urbana, em trechos aonde o trafego de caminhões pesados é maior, por causa da sua durabilidade, grande resistência a deformação, distribuição das tensões, maior aderência do pneu, menos manutenção ao longo do tempo. Também chamado de “pavimento verde”, é uma das alternativas mais recomendadas para atender às exigências ambientais, cada vez mais rigorosas e decisivas para a aprovação dos projetos. Este tipo de pavimento não necessita operações de tapa-buracos e recapeamentos frequentes, ocasionando congestionamento no local.