PAVIMENTAÇÃO EM CURITIBA | FIORESE TERRAPLANAGEM
A Fiorese Terraplenagem disponibiliza o serviço de Pavimentação em Curitiba e Região Metropolitana. Se destaca com os cuidados na contratação de profissionais experientes, maquinários e estudo de viabilidade dos projetos. A empresa de pavimentação tem um trabalho que visa proporcionar durabilidade de anos para as vias públicas e privadas. Faça uma consulta em outros serviços oferecidos pela empresa de pavimentação Fiorese Terraplanagem e Pavimentação.
Nossas obras contam com:
- Equipe técnica experiente
- Equipamentos com manutenção rigorosa e logística informatizada
- Operadores capacitados e habilitados pelo SENAI
- Motoristas habilitados com cursos de direção defensiva e MOPI
- Treinamento de Segurança no Trabalho
O que é pavimentação?
De acordo com dicionário pavimentação é o revestimento feito por esse
processo, constituído por materiais capazes de resistir ao trânsito constante de
veículos; qualquer revestimento do solo; pavimento, piso; Ação de pavimentar;
Revestimento do chão de uma estrada ou rua.
Já para engenharia, é a camada constituída por um ou mais materiais que se
coloca sobre o terreno natural ou terraplenado, para aumentar sua resistência, na qual
é utilizada para a circulação de pessoas ou veículos.
Segundo a ABNT NBR 7207/82, o pavimento é uma estrutura construída após
a terraplenagem e destinada economicamente e simultaneamente em seu conjunto a:
a) resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais produzidos pelo tráfego;
b) melhorar as condições de rolamento quanto à comodidade e segurança;
c) resistir aos esforços horizontais que nele atuam tornando mais durável a superfície
de rolamento.
O procedimento para a execução de pavimentação asfáltica começa com as
camadas: revestimento de base, base, sub-base e reforço do subleito, cada camada
possui uma altura e material especifico que são variáveis de acordo com o tráfego no
local. O tipo de revestimento mais utilizado é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado
a Quente), para áreas de tráfego intenso e pesado, é indicado o concreto, por ser mais
resistente à ação do tempo, como possui um preço elevado o revestimento em
concreto é utilizado em locais estratégicos, este revestimento é comum em locais com
declividade acentuada ou locais com muito trafego pesado, um exemplo são as
canaletas destinada a circulação de ônibus nas cidades.
Há também outro tipo de revestimento, mas este não é utilizado em estradas e
rodovias, é mais utilizado em pátio de empresa, em condomínio, é a pavimentação
com paver ou pavimento Inter travado e a pavimentação com paralelepípedo.
Sabe-se que é primordial investir em algo de boa qualidade, mas de nada
adianta investir em boa qualidade e não realizar manutenção constante e correta,
ocorre o que se vê muito nas estradas: buracos, riscos de deslizamento, rachaduras,
falta de pintura e sinalização, entre outros problemas.
Na etapa de execução do pavimento, há duas etapas que merecem atenção
especial: o espalhamento, que deve ser feito com equipamentos apropriados e com
mão de obra qualificada; e a compactação, que precisa ser bem controlada e
executada com equipamentos apropriados, de forma a garantir maior longevidade ao
pavimento. Na execução de cada camada da pavimentação é realizada com
equipamento apropriado, a baixo veremos a descrição das camadas.
Camadas que compõem um pavimento
Um pavimento, é caracterizado pelas seguintes camadas:
Subleito: É o terreno de fundação do pavimento. No caso mais comum, isto é, estrada
já em tráfego já há algum tempo, e a qual se pretende pavimentar, apresenta-se com a
superfície irregular, exigindo a regularização.
Regularização: É a camada de espessura irregular, construída sobre o subleito e
destinada a conformá-lo, transversal e longitudinalmente, com o projeto.
Reforço do subleito: Sua definição é ainda motivo de discussões, é uma camada de
espessura constante, construída, se necessário, acima da regularização, com
características técnicas inferiores ao material usado na camada que lhe for superior,
porém superiores às do material do sujeito.
Sub-base: É a camada complementar à base, quando, por circunstâncias tecno-
econômicas, não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização ou
reforço do subleito.
Base: É a camada destinada a receber e distribuir os esforços provenientes do
tráfego, e sobre a qual se constrói o revestimento.
Revestimento (capa de rolamento): É a camada, tanto quanto possível impermeável,
que recebe diretamente a ação do tráfego, é designada a melhorar a superfície de
rolamento quanto às condições de conforto e segurança, além de resistir ao desgaste
(durabilidade).
O material mais aplicado na camada de revestimento é a mistura asfáltica deve ser
lançada em uma camada de espessura uniforme. O lançamento é feito por vibro
acabadora, que lança a mistura, faz o nivelamento e a pré-compactação da mistura
asfáltica. O lançamento da mistura deve ser antecedido por uma preparação da superfície
da base – com uma imprimação, por exemplo. A imprimação consiste na aplicação de
material asfáltico sobre a superfície da base já concluída, para conferir impermeabilização
e permitir a aderência entre a base e o revestimento a ser executado.
Compactação do asfalto
Essa fase de execução é geralmente dividida em:
1) rolagem de compactação;
2) rolagem de acabamento;
Na primeira, se alcança a densidade, a impermeabilidade e grande parte da
suavidade superficial.
Na segunda, são corrigidas marcas deixadas na superfície pela fase de
rolagem anterior. Para essas tarefas são empregados rolos compactadores estáticos
ou vibratórios. Após a compactação o pavimento está pronto para receber o
acabamento superficial especificado.
Os serviços de pavimentação têm como principal base a pavimentação
asfáltica, que utiliza equipamentos de alta qualidade, para oferecer o melhor resultado
ao cliente. Os projetos devem ser analisados antes mesmo de iniciar o processo.
O objetivo é buscar um revestimento qualificado, com alta durabilidade, para
promover alta conservação, reparo e recuperação de asfaltos e outros tipos de
pavimentos.
Um dos serviços de pavimentação, por exemplo, pode ser a terraplanagem, já
que ela é a primeira etapa, antes que seja possível pavimentar. Nesse caso, muitos
terrenos precisam ser aplainados para que seja possível a sua utilização em larga
escala.
O trabalho de um engenheiro é fundamental na pavimentação asfáltica, tanto
no estudo, quanto na implantação e manutenção.
Com o crescimento constante das cidades necessita de implantação,
planejamento e conservação de estradas e transportes, sendo esses os principais
desafios dessa área da engenharia. Com este crescimento faz com haja mais estudos
e mais adequação sobre materiais e possíveis substituição dos mesmos para
execução da pavimentação tenha uma durabilidade melhor, menos impacto no local
de obra.
Atualmente, o Brasil vive um momento de investimento em rodovias para a
mobilidade da população. O estudo, a elaboração e o gerenciamento desses projetos
precisam cada vez mais de profissionais para garantir a prática, a segurança e o
conforto da sociedade, com o menor ou nenhum impacto ambiental.